“Rua” na Batata, “Rua” na Roosevelt, “Rios e Ruas” no parque e a cidade inteira na Rua!

Mapa da Mostra Rios e Ruas permanece no parque Villa-Lobos até domingo 10/06.

Mapa da Mostra Rios e Ruas permanece no parque Villa-Lobos até terça-feira 10/06. Foto: Rachel Schein

Quem está envolvido há alguns anos nos movimentos de transformação da cidade, que acontece pouco a pouco já pode comemorar uma conquista, pelo menos no que diz respeito ao registro histórico desse momento. Neste final de semana algumas praças e parques de São Paulo exibem alguns resultados de trabalhos minunciosos de pesquisa sobre as nossas ruas.

O mapa, que traz informações sobre os rios da cidade, da Mostra Rios e Ruas vai permanecer no Parque Villa-Lobos até terça-feira, 10 de junho, presenteando a semana do Meio Ambiente. Depois ele será doado pelo Planeta Sustentável e pela Mostra para o parque Ecológico do Guarapiranga.

Aqui nesta página cheguei a questionar sobre sua insustentabilidade em permanecer apenas o final de semana passado depois de muitos anos de pesquisa.https://paginadarachel.wordpress.com/2014/06/01/mostra-rios-e-ruas-e-tao-relevante-para-a-cidade-que-deveria-ser-permanente/

A cidade agradece a iniciativa em prorrogar a exposição por mais uma semana, proporcionando que mais gente conheça um pouco mais dessa  história.

Ainda parte da Mostra, a Casa Invisível permanece na praça Victor Civita até dia 31 de julho.

Hoje tem “Rua”na Batata, ou seria Batata na “Rua”? 

Ocupação no Largo da Batata, que acontece todas as sextas-feiras. Foto: Rachel Schein

O documentário “Rua“, dirigido por Tata Amaral, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, será projetado nos quatro cantos da cidade nesta sexta e sábado: Largo da Batata e no Grajaú na sexta-feira (06/06) , Praça Roosevelt e na Vila Santa Inês no sábado (07/06). Mais informações no final da página.

O filme é um retrato das ações criativas de  São Paulo através da sua arte, da sua música, das suas ocupações e intervenções.  Do Anhangabau até a ilha do Bororé, passando pelas Drag Queens do Arouche e pelos catadores de lixo da Vila Mariana, a série faz um “mapeamento” de personagens importantíssimas da cidade e de certa forma, invisíveis. Pelo registro, dá para se perceber a riqueza da nossa diversidade cultural.  São inúmeras “São Paulos” dentro de uma só.

Drag Queens em cena de “Rua”, de Tata Amaral, que será exibido em vários pontos da cidade durante final de semana. Foto: Thaysa Oliveira.

Os moradores e frequentadores do Largo da Batata também podem comemorar duas vezes. Além da “Batata”ser personagem do filme, hoje será palco para a exibição do mesmo.

Os coletivos que fazem parte da ocupação do Largo da Batata, promovendo encontros com atividades todas as sextas-feiras,  foram retratados pela diretora e fazem parte deste documento importante dessa época.

Construção dos “Batata Bancos”, ação documentada no filme de Tata Amaral.

Da ocupação permanente estão “A Batata precisa de você” e “Não largue a Batata”. O “Movimento Boa Praça”, que ajudou na construção de bancos de pallets numa das sextas-feiras, também aparece no telão.

Minhocão tem karaokê no domingo:

Quando falamos em transformação da cidade, o que vai acontecer com o minhocão ainda é um mistério. Derrubá-lo ou transformá-lo num parque? A obra construída para servir exclusivamente aos carros provou sua ineficiência e mostrou seu potencial para uma incrível área de convivência. Isso graças a ocupação de coletivos e cidadãos que tomam o espaço e promovem eventos por lá constantemente.

Esse domingo é a vez do  karaokê na Praça, que vai fazer um arraial diferente.  O evento, que começou na Praça do Por do Sol, zona oeste da cidade, passou pelo Largo, participou da Virada Cultural no Sesc Ipiranga e Museu da Casa Brasileira agora vai invadir o Minhocão. Mais uma vez, a cidade agradece! 🙂

Karaokê na Praça estará no Minhocão neste domingo. Reprodução do facebook

Apesar de hoje estar chovendo, a previsão para os próximos dias é mais animadora.

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/558/saopaulo-sp

Mostra Rios e Ruas:

Mapa – até terça-feira (10/06) no Parque Villa-Lobos

Casa Invisível – até 31 de julho na Praça Victor Civita

“Rua”, de Tata Amaral:
6 de junho de 2014, sexta-feira
19h00 – fachada da Casa de Cultura Palhaço Carequinha – Rua Prof Oscar Barreto Filho 232 – Grajaú
21h30 – Largo da Batata – Pinheiros

7 de junho de 2014, sábado
18h00 – Praça Dona Neusa / Vila Santa Inês – Ermelino Matarazzo
22h00 – Praça Roosevelt – Centro

Karaokê no Minhocão:

08 de junho. domingo, das 15h as 18h no Minhocão.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s