Pedestres e ciclistas podem conviver muito melhor do que imagina quem está dentro do carro.

foto: reprodução internet.

foto: reprodução internet.

Na semana passada circulou esta foto nas redes sociais criticando um trecho de ciclovia do bairro do Jardim Helena,  São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. A foto, tirada de dentro do carro, foi colocada no facebook com a legenda: ” Em São Miguel Paulista, mais ciclovia do Haddad. Na calçada…”

Eu conheci o projeto ( a que a foto se refere).

1 – Algumas calçadas foram AMPLIADAS para a colocação de ciclovias, como mostra essa outra imagem de como era antes e como ficou depois (OBRIGADA INTERNET- Obrigada Tiago Barufi)

imagem tirada do facebook do mural de Tiago Barufi.

Imagem: reprodução facebook Tiago Barufi

2- As ciclovias ajudam a proteger o pedestre também.

3 – As ruas com ciclovias são mais seguras tanto pra pedestres quanto pra ciclistas como para motoristas.

4 – Dá pra compartilhar sim ciclovias com patinadores, skatistas, cadeirantes, catadores, pedestres e qualquer ser humano que se desloque com sua própria energia, como disse a Renata Falzoni nesse vídeo que gravamos pro site São Paulo São no 1:29.

O projeto de 12 km de ciclovias foi implementado neste bairro depois de uma pesquisa de origem-destino do metrô que mostrava que este era um dos bairros com mais ciclistas de São Paulo. Futuramente será ampliado até Itaquera.

Bicicletário no Jardim Helena.

Bicicletário no Jardim Helena.

Estive lá duas vezes: num domingo, durante a implantação do projeto e no dia da inauguração.

Entrevistei gente que está muito feliz com o que a prefeitura está fazendo, como a D. Lélia dos Santos, que mesmo sem saber andar de bicicleta, apoia o projeto, afinal tem filhos e netos que poderão pedalar com mais segurança. De emocionar mesmo.

Acho muito injusto que alguém passe lá DE CARRO e espalhe essa foto, de um quarteirão de uma rede cicloviária de 12km num bairro periférico que, além das ciclovias, está recebendo tantas melhorias como os bairros do centro, como praças com wi-fi e investimentos em saúde e educação.

De dentro do carro a percepção é MUITO diferente do que quem está de bicicleta ou quem está a pé. Pedestres e ciclistas podem conviver muito melhor do que imagina qualquer pessoa que esteja dentro do carro.

pedestres e ciclistas comparilhando uma calçada no Jardim Helena, zona leste de SP.

Pedestres e ciclistas comparilham calçada no Jardim Helena, zona leste de SP, antes da sinalização ser finalizada.

Na mesma semana que a foto circulou, eu passeava de bicicleta com meu filho numa calçada larga na zona oeste de SP e ouvimos de uma pessoa de dentro do carro: “tem que desmontar pra andar na calçada.”  Eu ando bastante com meu filho de 10 anos na rua, mas muitas vezes recorro as calçadas, isso não quer dizer que saímos por aí atropelando pedestres e cometendo imprudências.  Aliás, nesse dia não havia nem pessoas na calcada. A frase foi gratuita, apenas para contestar o espaço que o carro está perdendo na cidade.

Screen Shot 2014-11-19 at 12.37.35 PM

Ciclista passa por mim na calçada. Desta vez estou a pé.

A questão é que nenhum pedestre reclama quando estou na calçada. Geralmente os comentários vem de quem está dentro do carro.

Renata Falzoni explica muito bem aqui neste texto sobre as supostas imprudências que cometemos para otimizar nossa energia, e fala também sobre o compartilhamento dos espaços. http://bikeelegal.com/noticia/1766/pedalo-na-contramao-e-furo-o-farol-vermelho-sim_-mas-quem-nao_

Como diz meu filho: “Um ciclista é um pedestre que está caminhando de forma divertida”.

Vou ilustrar o final do texto com essa foto, do Bernardo, de 3 anos, que estava ” caminhando de forma divertida” num domingo no bairro do Jardim Helena com seu pai, em mais uma ciclovia do Haddad… Desta vez na rua.

 

Bernardo, de 3 anos, pedala na ciclovia recém-inaugurada no Jardim Helena.

Bernardo, de 3 anos, pedala na ciclovia recém-inaugurada no Jardim Helena.

E que bom que as crianças estão voltando pras ruas!As pessoas deviam pensar mais nisso antes de fazerem alguma crítica de um plano que, antes de tudo, visa a integração da cidade e a sua devolução ao cidadão.

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em cidadania, mobilidade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pedestres e ciclistas podem conviver muito melhor do que imagina quem está dentro do carro.

  1. Rose Herculano disse:

    Querida Rachel,sou pedestre e ando muuuito! Não costumo reclamar quando vejo ciclistas pedalando na calçada,acho até que é uma forma de se proteger dos “monstroristas”. Aqui onde moro (em Diadema) vários ciclistas usam a calçada como via.E é uma cidade até com um número razoável de pessoas que usam bicicleta para se locomover. Quando caminho para o trabalho,costumo contar quantas pessoas passam por mim de bike. Me divirto olhando-as passar pelos carros parados…também não me irrito quando muitas passam o farol vermelho,para sair antes dos carros. Tenho brigado praticamente sozinha com a Prefeitura pela implantação de ciclovias,que por sinal,nem existe a intenção para a implantação das mesmas…tenho bike e tenho uma filha de oito anos,que sonha junto comigo se locomover de bicicleta pela cidade.Enquanto esse sonho não se realiza,vamos compartilhando as calçadas. Desculpe o comentário longo,he,he..um abraço!

    Curtir

    • Pois é, Rose, hoje mesmo voltei da av. Paulista com meu filho pela rua a maioria do trajeto, mas numa determinada via entramos na calçada. Onde não tem ciclovia e não me sinto segura na rua, eu subo sim na calçada. E não tenho problemas com pedestres. As vezes as pessoas pedem até desculpas por estarem na nossa frente, eu logo assumo a culpa, por não estar no lugar correto, digo que eu estou atrapalhando, mas é sempre uma conversa amigável, saudável. Quem tá dentro do carro não imagina como isso é possivel. Mas que bom que sua filha também sonha em andar com vc. No fim eles é que vão conseguir mudar essa cultura! nós só estamos preparando a área. Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s