Sorria, você está em Medellín, no 4º Forum Mundial da bicicleta! :)

forum

Cheguei ontem em Medellín ( Colômbia) para a 4a Edição do Fórum Mundial da Bicicleta, que acontece entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março. Peguei um táxi do aeroporto pro hotel e passei mais tempo dentro dele do que no avião de Bogotá para Medellin.

No caminho muitas duplas de ciclistas treinando no acostamento.

Vidros abertos para tentar aliviar o calor insuportável e um trânsito que já tinha até esquecido de como era… Isso só me fez pensar que eu estou numa grande cidade com soluções antigas de mobilidade, apesar dos esforços das últimas gestões para mudar esse quadro.

Screen Shot 2015-02-26 at 9.59.31 AM Screen Shot 2015-02-26 at 9.57.42 AM Screen Shot 2015-02-26 at 12.37.41 AM

Depois do almoço peguei a bicicleta pra ir até o local da abertura do evento: o Teatro Pablo Tobón Uribe, a pouco mais de um km do hotel. Achei que me sentiria aliviada, mas foi uma loucura. Nunca tinha pedalado num lugar que me sentisse tão insegura. É uma disputa enorme de espaço. São muitos micro-ônibus atravancados na hora do rush ( inclusive fechando cruzamentos, etc) e em alta velocidade quando as ruas estão livres. As calçadas são disputadas por ambulantes, engraxates e pessoas. Pedestres invadem as rua para tentar transitar. Os táxis amarelos fazem fila tamanho o congestionamento e não são nada gentis com ciclistas ( novidade).  Até as motos – que são muitas – ficam paradas!!! Enfim, o caos. Eu consegui pegar trânsito de BICICLETA e mesmo assim fiquei com medo.

Screen Shot 2015-02-26 at 12.02.49 AM

O prefeito Aníbal Gaviria esteve presente na abertura do evento e vai participar de um debate hoje as 9 da manhã. Pra quem acha nosso prefeito Haddad muito excêntrico, deveria ter visto a descontração de Aníbal Gaviria de calça jeans pedalando uma biciliquidificadora para fazer um suco de frutas vermelhas durante cerimônia de abertura. Biciliquidificadora é uma bicicleta que faz o liquidificador funcionar a partir das pedaladas.

Deu pra perceber também o crescimento do número de pessoas envolvidas desde a primeira edição do Fórum, em Porto Alegre em 2012. Segundo Carlos Gaitán, da organização, foram mais de 6.000 inscritos.

A trompetista holandesa Maitê Hontele, que escolheu morar em Medellin há 6 anos e usa a bicicleta como meio de transporte, deu um show M A R A V I L H O S O no palco montado em frente ao teatro, tudo num clima muito informal. Screen Shot 2015-02-26 at 12.03.47 AM

O evento é inteiramente livre e gratuito, bem no clima da bicicleta! 😉

Vou dando notícias por aqui!

Agora vou trocar o pneu traseiro da minha bike pra tentar conseguir chegar a tempo no debate! E depois vou ver se pedalo em bairros menos movimentados para ver se tiro essa primeira impressão que tive da cidade.

Screen Shot 2015-02-26 at 7.26.24 AM

Biciliquidificadora

Pra quem quiser ler mais sobre o evento:

http://www.fmb4.org/en/home/

https://www.facebook.com/forummundialdabicicleta?fref=nf

http://www.elcolombiano.com/opinion/editoriales/bienvenidos-bici-amantes-CD1371730

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sorria, você está em Medellín, no 4º Forum Mundial da bicicleta! :)

  1. Pingback: Me mandem pra Cuba mas não mexam com as ciclovias. | Página da Rachel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s