Festival de curtas sobre mobilidade urbana terá projeções ao ar livre

Intervenção da Filmsystem na Praça Roosevelt.

Intervenção da Filmsystem na Praça Roosevelt.

O 26º Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 30 de agosto, terá como tema este ano a Mobilidade Urbana.

Além das exibições em salas de cinema como Espaço Itau, Cinesesc, Sala Cinemateca, Centro Cultural São Paulo, entre outras, haverá ainda projeções em diversas praças da cidade. As sessões serão realizadas pela Filmsystem e anunciadas um dia antes.

Filmsystem é um dos projetos de intervenções urbanas que ganharam o edital da prefeitura de São Paulo Redes e Ruas no final de 2014, e fazem projeções em muros e prédios da cidade.

” Diferente do Cinema ao ar livre, a ideia é expandir as possibilidades da experiência do cinema, então a projeção funciona mais como uma intervenção urbana mesmo.” – conta Luiz Henrique Leocádio, criador do projeto.  Por isso não tem cadeiras nem tela. O objetivo é chamar a atenção do público que costuma passar nos locais todos os dias para um olhar diferente da cidade.

As únicas sessões que estão confirmadas por enquanto são a de abertura, no dia 23 de agosto na Praça Roosevelt, com um passeio puxado pela Bike Party saindo da Praça do Ciclista ( veja o horário e confirme sua presença aqui) e outra no dia 27 de agosto no Largo da Batata. Uma projeção na Praça do Ciclista (ainda sem data definida) também está programada.

Programação exibe filme que retrata período importante do cicloativismo paulistano

Na Praça Roosevelt, além da programação internacional como o clássico “Escola de Carteiros “, de Jacques Tati, será exibido o filme Pedais Pensantes, dirigido por Marcelo Zerwes e produzido pela Tamago Filmes. Depois haverá um bate-papo com alguns participantes do curta. A videorreporter, jornalista e cicloativista Renata Falzoni, o gerente de transportes ativos do ITDP Brasil Thiago Benicchio – que participam do filme –  e o produtor do filme Cauê Ueda já estão confirmados.

Making of do filme "Pedais Pensantes", que será exibido no dia 23 de agosto.

Making of do filme “Pedais Pensantes”, que será exibido no dia 23 de agosto.

O filme retratou um período importante do cicloativismo paulistano: os anos de 2009/2010. É interessante ver como era muito mais “selvagem” e difícil pedalar em São Paulo seis anos atrás e como o nosso discurso mudou em tão pouco tempo, graças a uma política priorizando o transporte ativo.

Pra quem quiser saber mais sobre a programação do festival:

http://www.kinoforum.org.br/curtas/2015/programacao-completa

E por aqui aviso sobre as intervenções ao ar livre.

 

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em mobilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s